
A ciência tem mostrado que o contato com a natureza melhora a saúde e a qualidade de vida. Para determinar em qual aspecto ou ambiente natural os seres humanos podem ser influenciados de forma positiva, o projeto e-Natureza, financiado pelo CNPq, tem como objetivo identificar categorias de imagens digitais de animais, plantas e paisagens que promovam bem-estar.
O e-Natureza é coordenado pela Profª Drª Eliseth Leão, do Instituto Albert Einstein, e conta com a participação da Profª Drª Erika Hingst-Zaher e de Luciano Lima, do Museu Biológico do Instituto Butantan, juntamente com uma equipe multidisciplinar que envolve a National Geographic e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Nas últimas décadas tem se observado um crescente interesse dos pesquisadores em compreender como a adoção de elementos naturais no cotidiano, inclusive, nas instituições hospitalares, podem caracterizar ambientes restauradores e refletir em melhores condições de saúde para os pacientes. O contato com a natureza pode ser feito de forma indireta por meio de fotografias. Todavia, não existe um banco de imagens de natureza validado para uso clínico (somente para uso restrito em pesquisa). Este projeto tem como objetivo validar imagens da natureza e verificar seu potencial terapêutico no cuidado a pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico. Para tanto, a pesquisa está dividida em duas fases: a construção de uma ferramenta web que possibilite a validação de fotografias de natureza em conformidade com método de validação internacional, com a participação de estudantes e profissionais de saúde, bem como indivíduos da população geral, seguindo o modelo de ciência cidadã. Na segunda fase, as fotografias validadas comporão um banco de imagens a serem utilizadas no ensaio clínico randomizado com pacientes em tratamento oncológico quimioterápico. Ancorados nos pressupostos da teoria da biofilia, a hipótese de estudo é que esta intervenção promova bem-estar e favoreça estados de ânimos mais positivos, além de reduzir sintomas decorrentes do tratamento durante as sessões de quimioterapia.