Sobre nós


O Instituto Butantan desenvolve estudos tendo como foco a melhoria da saúde global.

A saúde humana é um conceito que abrange uma variedade de fatores sociais, biológicos, físicos e econômicos.

O papel das mudanças ambientais e nos ecossistemas tem sido cada vez mais reconhecido como um destes fatores, com destaque para a relação direta entre medidas a favor do conhecimento e conservação dos ambientes e das espécies, e a saúde humana.

Entender a relação complexa entre biodiversidade e saúde é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas.

A complexidade destas relações determina a a necessidade de uma abordagem integrativa e multidisciplinar, envolvendo a saúde humana, as modificações no ambiente e a vida silvestre, em um contexto ecossistêmico.

A perda da biodiversidade e a diminuição da qualidade dos ambientes naturais são ameaças à rede de serviços ambientais oferecida pelos ecossistemas em seus diferentes níveis de diversidade.

Essa perda tem impactos diretos e indiretos na saúde pública.

Os diversos projetos desenvolvidos no Laboratório do Museu Biológico têm como foco o conhecimento da biodiversidade e processos relacionados, tanto em ambientes urbanos quanto em ambientes silvestres, seu monitoramento e a divulgação do conhecimento gerado.

Todos os projetos científicos desenvolvidos pelos alunos de graduação e pós graduação possuem uma parte voltada para a divulgação científica, com a produção de material, textos, folhetos, panfletos, exposições e atividades para o público.


Contato

Casa do Horto, Museu Biológico
Instituto Butantan, Av. Vital Brazil 1500
Butantã, São Paulo, Brazil

tel: (11) 26279021

email: mbiolab.ibu@gmail.com