Atividades ao ar livre
#vemborboletar
O #vemborboletar é um programa que oferece caminhadas periódicas para a observação e identificação de borboletas no parque do Instituto Butantan, guiadas por um especialista e com o apoio de monitores e alunos. As caminhadas são gratuitas e os grupos são de 20 a 30 pessoas.
O Instituto Butantan situa-se em meio a um parque de 80 hectares, dividido em floresta atlântica secundária, trechos de vegetação exótica e áreas de jardim, e abriga uma variedade de animais, destacando-se o grande número de espécies de borboletas.
As borboletas são classificadas na Ordem Lepidoptera, a segunda maior ordem de insetos, com cerca de 175 mil espécies conhecidas.
Dado sua enorme diversidade, esses lepidópteros apresentam-se ideais para a realização de atividades com o público, com enfoque em conservação, educação ambiental e divulgação científica, pois suas características peculiares e sua beleza chamam atenção, despertando curiosidade. Além disso, borboletas apresentam hábitos diurnos e, na maior parte das vezes, são facilmente visíveis o que viabiliza sua utilização em atividades de observação com o público que visita o Instituto Butantan diariamente.
Borboletas estão entre os insetos mais populares no mundo inteiro, constituindo o interesse de cientistas e amadores, como indicador de riqueza e saúde de ecossistemas. Através da observação de borboletas é possível gerar um vínculo com a natureza, engajando o público na preservação da fauna e flora, tanto na área urbana quanto em áreas silvestres.
As borboletas são comumente usadas como bioindicadores em inventários e monitoramentos de fauna. Características como facilidade de amostragem e identificação, diversidade ecológica, ciclo de vida curto, e possibilidade de identificação sem necessidade de coleta de indivíduos, fazem com que esse grupo de insetos venha sendo usado de forma efetiva para conservação e como indicadores para monitoramento ambiental.
As borboletas são objeto de estudo dos pesquisadores do Instituto Butantan, e desde de 2017 são realizados censos mensais para levantamento das borboletas presentes no parque. Esses censos fornecem informações valiosas sobre a comunidade de borboletas da nossa floresta urbana, e possibilitam um entendimento melhor sobre sua dinâmica dentro de um ciclo sazonal.
Assim, oferecemos a atividade #vemborboletar, caminhadas para observação e identificação de borboletas, como mais uma oportunidade de promover a ligação entre o publico e a ciência desenvolvida na instituição.